SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Pensarfazernarrar experiências instituintes no currículo da educação básica em uma escola indígenaVidas em Grafia: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTOS, Maria. Narrar histórias de pesquisas e fazer pesquisa com a autobiografia. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59676.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59676.

Neste artigo, busco interpelar o uso da autobiografia para pesquisa no campo da educação, chamando a atenção para o campo do currículo e para a imprevisibilidade dos acontecimentos. Argumento que a autobiografia é parte de um movimento desconstrutivo e performático e com implicações para as experiências da vida. Sinalizo ainda que, como método e fazer educacional, é mais um processo intelectual do que narrativo, pois, como forma de investigação, lida com as complexidades subjetivas dos nossos eus. Tais suposições são feitas principalmente pela minha experiência com o uso da autobiografia e da aproximação das defesas teóricas de Janet Miller, Elizabeth Macedo e Thiago Ranniery, que me ajudam a responder que a autobiografia, em perspectiva pós-estrutural, pode ser um modo de reconhecer uma abertura maior à educação, ao currículo e à política curricular.

Palavras-chave : autobiografia; educação; pesquisa; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )