SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Narrar histórias de pesquisas e fazer pesquisa com a autobiografiaO pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (2004-2010) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana  e  VELASCO, Cristiane Del Nero. Vidas em Grafia:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59685.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59685.

O motivo do engolimento mostra-se recorrente no brincar livre das crianças, reverberando, de maneira simbólica, experiências de morte-vida. Esta investigação, realizada qualitativamente na forma de pesquisa narrativa autobiográfica, em perspectiva interdisciplinar, tece reflexões sobre a experiência vivida pela pesquisadora como docente em duas escolas de Educação Infantil da região oeste do município de São Paulo (SP). O trabalho pontua a experiência do brincar espontâneo da criança como prática pedagógica a ser reconhecida curricularmente como relevante para o desenvolvimento infantil, discutindo sentidos construídos pelas crianças na atividade lúdica. A base teórica centra-se em autores do Círculo de Eranos, como Gilbert Durand, Joseph Campbell e Mircea Eliade. O educador da primeira infância necessita valorizar a experiência espontânea do brincar, abrindo canais para as expressões do imaginário da criança capazes de favorecer sua formação e desenvolvimento saudável.

Palavras-chave : pesquisa autobiográfica; narrativa; brincar livre; motivo do engolimento; imaginário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )