SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Vygotsky's thinking at ANPEd meetings (2004-2010)(Im)possibilities of problematizing the impacts of the pandemic on human development in Techno-Scientific Teaching: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PRATA-LINHARES, Martha; FONTOURA, Helena Amaral da  and  COSTA, Roberta. O início da pandemia da Covid-19:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61399.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61399.

Neste estudo, investigamos como as secretarias estaduais de educação brasileiras buscaram a internet para enfrentar o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Com base em uma pesquisa exploratória e descritiva que analisou a presença das secretarias na internet nos primeiros três meses da pandemia no Brasil, destacamos o papel das redes sociais digitais como uma das alternativas de comunicação encontradas pelas secretarias de educação para manter a relação com os alunos. Os dados mostraram uma crise em curso com falta de interações e de espaço colaborativo. Nos resultados, as dificuldades de acesso às tecnologias foram ressaltadas como importantes obstáculos na implementação do ensino pela internet, e as redes sociais se mostraram mais como locais de desabafos e reclamações do que como espaços colaborativos e de aprendizagem.

Keywords : internet; comunicação; distanciamento social; educação em situações de emergência; educação pública estadual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )