SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21El pensamiento de Vygotsky en las reuniones de la ANPEd (2004-2010)(Im)posibilidades de problematizar los impactos de la pandemia en el desarrollo humano en la Enseñanza Tecnocientífica: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PRATA-LINHARES, Martha; FONTOURA, Helena Amaral da  y  COSTA, Roberta. O início da pandemia da Covid-19:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61399.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61399.

Neste estudo, investigamos como as secretarias estaduais de educação brasileiras buscaram a internet para enfrentar o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Com base em uma pesquisa exploratória e descritiva que analisou a presença das secretarias na internet nos primeiros três meses da pandemia no Brasil, destacamos o papel das redes sociais digitais como uma das alternativas de comunicação encontradas pelas secretarias de educação para manter a relação com os alunos. Os dados mostraram uma crise em curso com falta de interações e de espaço colaborativo. Nos resultados, as dificuldades de acesso às tecnologias foram ressaltadas como importantes obstáculos na implementação do ensino pela internet, e as redes sociais se mostraram mais como locais de desabafos e reclamações do que como espaços colaborativos e de aprendizagem.

Palabras clave : internet; comunicação; distanciamento social; educação em situações de emergência; educação pública estadual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )