SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (2004-2010)(Im)possibilidades de problematizar no Ensino Tecnocientífico os impactos da pandemia no desenvolvimento humano: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PRATA-LINHARES, Martha; FONTOURA, Helena Amaral da  e  COSTA, Roberta. O início da pandemia da Covid-19:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61399.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61399.

Neste estudo, investigamos como as secretarias estaduais de educação brasileiras buscaram a internet para enfrentar o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Com base em uma pesquisa exploratória e descritiva que analisou a presença das secretarias na internet nos primeiros três meses da pandemia no Brasil, destacamos o papel das redes sociais digitais como uma das alternativas de comunicação encontradas pelas secretarias de educação para manter a relação com os alunos. Os dados mostraram uma crise em curso com falta de interações e de espaço colaborativo. Nos resultados, as dificuldades de acesso às tecnologias foram ressaltadas como importantes obstáculos na implementação do ensino pela internet, e as redes sociais se mostraram mais como locais de desabafos e reclamações do que como espaços colaborativos e de aprendizagem.

Palavras-chave : internet; comunicação; distanciamento social; educação em situações de emergência; educação pública estadual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )