SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21O início da pandemia da Covid-19:Currículo, Tecnologia e Inovação: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ALBUQUERQUE, Amanda Ferreira de  e  COSTA, Luciano Andreatta Carvalho da. (Im)possibilidades de problematizar no Ensino Tecnocientífico os impactos da pandemia no desenvolvimento humano:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61559.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61559.

A abordagem do desenvolvimento humano coloca as pessoas no centro da análise do bem-estar. Nesse sentido, é necessário desenvolver uma educação tecnocientífica comprometida com questões humanas e, consequentemente, com uma formação humanista que defenda um desenvolvimento tecnológico imbricado ao desenvolvimento humano. Nesse sentido, o intuito deste artigo é identificar percepções de professores de engenharia acerca das consequências da pandemia para o desenvolvimento humano e sua relação com o ensino de engenharia. Tal objetivo se fundamenta em estudos de Bazzo, Morin e Freire. Mediante a formação de grupos focais (GF) e o exame do material por meio Análise de Conteúdo, apontamos a necessidade de formação epistemológica dos docentes e a importância da valorização do diálogo entre professor e aluno no processo de ensino aprendizagem e de humanização do curso de engenharia.

Palavras-chave : educação tecnocientífica; engenharia; covid-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )