SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21(Im)posibilidades de problematizar los impactos de la pandemia en el desarrollo humano en la Enseñanza Tecnocientífica:La enseñanza de la metodología de la investigación científica - entrelazamiento de modalidades, metodologías y escenarios de enseñanza-aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Ana Valéria Barbosa da; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de  y  ROMARO, Paulo. Currículo, Tecnologia e Inovação:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61608.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61608.

O problema proposto é refletir sobre a necessidade de novos currículos para formação de administradores. O argumento central é a necessidade de inovação pedagógica pautada pelas demandas da atualidade com ambientes organizacionais imbricados em tecnologias que buscam por competências que não se viabilizam com práticas transmissivas nos processos de ensino e aprendizagem. Constituem o referencial teórico conceitos de inovação pedagógica, currículo, tecnologias e redes. A metodologia se deu por meio de pesquisas bibliográficas, análise documental de projetos pedagógicos de cursos universitários selecionados e entrevistas junto às coordenações. Como resultado, os dados revelaram indicadores possibilitando o mapeamento da inovação pedagógica com currículos a serem constituídos em rede cujos elos sejam as universidades, o ambiente organizacional e a comunidade, conectando teoria e prática para uma formação cidadã.

Palabras clave : currículo; inovação pedagógica; ensino superior; redes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )