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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MEDEIROS, Marinalva Veras  e  ABREU, Waldir Ferreira de. A Centralidade da Formação de Professores e Professoras da Educação Infantil: o que expressam a BNCC e a BNC-FP?. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e65561.  Epub 23-Set-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65561.

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão teórico-reflexiva acerca da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) e da Base Nacional Comum de Formação de Professor - BNC-FP (2019), destacando especialmente as configurações que esses duas Bases trazem para a formação de professores da educação infantil. Inserindo-se no quadro teórico-metodológico da pesquisa qualitativa e bibliográfica. Está fundamentado em teóricos como Albino e Silva (2019), Teles (2018), Freire, (2015), Giroux (1997), Manacorda (2010), entre outros. O estudo permitiu compreender que a formação docente, com realce para a formação dos professores de educação infantil, além de ser construída historicamente antes e durante o percurso profissional do professor, também é influenciada por legislações nacionais e organismos multilaterais.

Palavras-chave : currículo escolar; formação de professores; educação infantil; formação omnilateral.

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