Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
SOUSA, Tamires Brandão de Siqueira e y GALINDO, Wedna Cristina Marinho. Psicólogas/os para atender demandas: a formação para o SUS em projetos pedagógicos de instituições privadas de Pernambuco. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e59602. Epub 29-Jul-2024. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59602.
A pesquisa discute sobre a formação de psicólogas/os para o Sistema Único de Saúde (SUS) por parte de instituições privadas de ensino superior em Pernambuco. O material da investigação é constituído por Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de cinco instituições da Região Metropolitana do Recife. A Análise Crítica do Discurso fundamenta o trabalho analítico dos Projetos que envolveu: identificação de trechos dos PPC a partir das palavras SUS, sistema, saúde, políticas; ordenamento dos trechos conforme critérios analíticos; discussão. A formação em Psicologia é marcada pela lógica de mercado, inclusive com compromisso de atender demandas. Discute-se a presença da ideologia neoliberal na formação, segundo a qual a saúde é uma mercadoria e não um direito fundamental.
Palabras clave : psicologia; SUS; projetos pedagógicos.