SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Práctica Supervisada con la Investigación: obstáculos y convergencias señalados por dos modalidades de investigaciónMás allá de los silencios curriculares de la colonialidad: el resonar de los planes de estudio decoloniales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOUSA, Tamires Brandão de Siqueira e  y  GALINDO, Wedna Cristina Marinho. Psicólogas/os para atender demandas: a formação para o SUS em projetos pedagógicos de instituições privadas de Pernambuco. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e59602.  Epub 29-Jul-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59602.

A pesquisa discute sobre a formação de psicólogas/os para o Sistema Único de Saúde (SUS) por parte de instituições privadas de ensino superior em Pernambuco. O material da investigação é constituído por Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de cinco instituições da Região Metropolitana do Recife. A Análise Crítica do Discurso fundamenta o trabalho analítico dos Projetos que envolveu: identificação de trechos dos PPC a partir das palavras SUS, sistema, saúde, políticas; ordenamento dos trechos conforme critérios analíticos; discussão. A formação em Psicologia é marcada pela lógica de mercado, inclusive com compromisso de atender demandas. Discute-se a presença da ideologia neoliberal na formação, segundo a qual a saúde é uma mercadoria e não um direito fundamental.

Palabras clave : psicologia; SUS; projetos pedagógicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )