SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Psicólogos para atender demandas: formación para el SUS en proyectos pedagógicos de instituciones privadas de PernambucoEducación matemática “de” los pueblos indígenas: diálogos con etnomatemáticas y matemáticas para la justicia social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PAVAN, Ruth  y  TEDESCHI, Sirley Lizott. Para além dos silêncios curriculares da colonialidade: o ressoar de currículos decoloniais. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e59084.  Epub 29-Jul-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59084.

O artigo objetiva mostrar que, apesar de a colonialidade ser forte nos currículos, ela está sendo questionada em diferentes espaços, inclusive nos currículos de formação de professores. Para tal propósito, aproximamo-nos do campo teórico dos estudos decoloniais, que, ao mesmo tempo em que critica o processo de construção e imposição da colonialidade, traz possiblidades de ruptura. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com acadêmicos de diferentes licenciaturas de uma universidade da região centro-oeste do país. Pela análise qualitativa efetuada, conclui-se que a presença de sujeitos de diversos movimentos e grupos culturais trouxe, para dentro dos currículos, discussões que vão questionando a colonialidade, com destaque para a lógica da universalidade, o desejo de uniformidade e a lógica da produção dos estereótipos.

Palabras clave : currículos; epistemologias; decolonialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )