Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
MENDONCA, João Guilherme Rodrigues; SANTOS, Livia Catarina Matoso dos; MORET, Márcia Cristina Florêncio Fernandes e RODRIGUES, Marlene. Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e58762. Epub 29-Jul-2024. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e58762.
O presente estudo tem por objetivo caracterizar e discutir as demandas e as ações no atendimento à primeira aluna surda em um curso técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), avaliando as conquistas e os desafios vivenciados por ela e pelos profissionais envolvidos no seu percurso formativo na Instituição. A metodologia se configurou em um estudo de caso, com revisão da literatura e análise de documentos legais. Foi realizada escuta sensível dos relatos de experiência, tendo em vista a necessidade de adaptação dos envolvidos no processo educacional. Os resultados apresentaram êxito na trajetória da estudante por meio do atendimento educacional especializado, a partir de adaptações nos formatos das avaliações, no plano de ensino em Libras e nas propostas de acessibilidade desenvolvidas na pandemia da Covid-19.
Palavras-chave : surdez; ensino; aprendizagem; Libras.