SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Práticas de escrita por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação superior: discursos, trajetórias e traçadosConcepções avaliativas e formação de professores de educação física: análise de disciplinas em cinco países da América do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MENDONCA, João Guilherme Rodrigues; SANTOS, Livia Catarina Matoso dos; MORET, Márcia Cristina Florêncio Fernandes  e  RODRIGUES, Marlene. Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e58762.  Epub 29-Jul-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e58762.

O presente estudo tem por objetivo caracterizar e discutir as demandas e as ações no atendimento à primeira aluna surda em um curso técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), avaliando as conquistas e os desafios vivenciados por ela e pelos profissionais envolvidos no seu percurso formativo na Instituição. A metodologia se configurou em um estudo de caso, com revisão da literatura e análise de documentos legais. Foi realizada escuta sensível dos relatos de experiência, tendo em vista a necessidade de adaptação dos envolvidos no processo educacional. Os resultados apresentaram êxito na trajetória da estudante por meio do atendimento educacional especializado, a partir de adaptações nos formatos das avaliações, no plano de ensino em Libras e nas propostas de acessibilidade desenvolvidas na pandemia da Covid-19.

Palavras-chave : surdez; ensino; aprendizagem; Libras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )