SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22The Computational Thinking’s Insertion in the Curricula of Brazil’s New High SchoolCurriculum, Digital Technologies and (Language) Teaching: what can we expect from Initial Teacher Education? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MEDEIROS, Claudia Escalante  and  BERVIAN, Paula Vanessa. Contribuições do framework TPACK no currículo e na formação de professores de ciências da natureza. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e61615.  Epub Sep 30, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61615.

O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do framework TPACK no currículo e na formação de professores de ciências da natureza diante de uma sociedade mediada pelas TDIC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de um instrumento de coleta on-line adaptado do modelo QTPACK (Rolando et al., 2018). Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e evidenciam que os professores reconhecem as TDIC como potenciais ferramentas para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, porém ainda existem desafios a serem superados, diante dos quais o framework TPACK emerge como um modelo teórico promissor para integrar novos currículos de formação de professores diante de sociedade imersa na cultura digital.

Keywords : framework TPACK; ensino de ciências; formação de professores; currículo; cultura digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )