SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Intercultural education in Portugal and racial silencingCritical and visual literacies in the teaching of Portuguese and English in education for the deaf author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SILVA, Matheus Estevão Ferreira da  and  BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. Transversalidade ou dependência com a disciplinaridade? Possibilidades de formação em gênero e sexualidades em um curso de Pedagogia. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e59728.  Epub Dec 27, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59728.

Objetiva-se analisar a percepção de graduandos(as) em Pedagogia de uma universidade pública paulista sobre as possibilidades de formação em gênero e sexualidades em seu curso. Compuseram a amostra participante 105 graduandos(as) (N=105), matriculados(as) nos quatro anos desse curso. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário composto por perguntas sobre se, quando e como os temas gênero e sexualidades foram abordados. As respostas foram analisadas com base na estatística descritiva e na literatura feminista consultada sobre gênero e sexualidades. Recorreu-se, também, à análise do Projeto Político-Pedagógico e da matriz curricular do curso. Os resultados demonstram que, embora os temas estejam aparentemente incluídos como parte de seu conteúdo curricular programático, eles se restringem à disciplina específica que o curso dispõe para sua abordagem.

Keywords : gênero e sexualidade; formação docente; pedagogia; transversalidade; disciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )