Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
SILVA, Matheus Estevão Ferreira da and BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. Transversalidade ou dependência com a disciplinaridade? Possibilidades de formação em gênero e sexualidades em um curso de Pedagogia. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e59728. Epub Dec 27, 2024. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59728.
Objetiva-se analisar a percepção de graduandos(as) em Pedagogia de uma universidade pública paulista sobre as possibilidades de formação em gênero e sexualidades em seu curso. Compuseram a amostra participante 105 graduandos(as) (N=105), matriculados(as) nos quatro anos desse curso. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário composto por perguntas sobre se, quando e como os temas gênero e sexualidades foram abordados. As respostas foram analisadas com base na estatística descritiva e na literatura feminista consultada sobre gênero e sexualidades. Recorreu-se, também, à análise do Projeto Político-Pedagógico e da matriz curricular do curso. Os resultados demonstram que, embora os temas estejam aparentemente incluídos como parte de seu conteúdo curricular programático, eles se restringem à disciplina específica que o curso dispõe para sua abordagem.
Keywords : gênero e sexualidade; formação docente; pedagogia; transversalidade; disciplinaridade.