SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22“The world is not from extremes; it is of everyone”: teachers’ conceptions about subjects and interdisciplinary practices at schoolCinema and education: the aesthetic experience through cinematographic production in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

HAAS, Clarissa  and  RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron. Deficiência intelectual e inclusão escolar: concepções, lócus e práticas de escolarização. e-Curriculum [online]. 2024, vol.22, e52575.  Epub Dec 27, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e52575.

Este estudo qualitativo aborda a produção acadêmica sobre a deficiência intelectual, delimitando como eixos de análise: as concepções sobre deficiência intelectual; as políticas institucionais e curriculares quanto ao lócus e às práticas de escolarização. Investiga-se, por meio do Censo Escolar da Educação Básica, as matrículas dos estudantes com deficiência nas quatro escolas especiais de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, durante oito anos (2015-2023). Analisa-se a estreita relação entre as formas de conceber a deficiência intelectual e as definições do lócus e das práticas de escolarização; os avanços e os desafios na escolarização desse público como sujeitos de aprendizagem no ensino comum, por meio do trabalho coletivo entre os profissionais da educação; a ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as classes especiais da EJA como artifício para a manutenção da filantropia.

Keywords : deficiência intelectual; educação especial; inclusão escolar; escolas especiais; Educação de Jovens e Adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )