SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Multiculturalismo y cine: una propuesta pedagógica en torno a imágenes de imigrantes en cine israelí actualA resistência como práxis dos movimentos ambientalistas e ecológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Cultura popular, educação e lazer: uma abordagem sobre a capoeira e o samba. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.01, pp.58-66. ISSN 1809-4309.

Esse trabalho é parte da pesquisa realizada no doutorado em Ciências Sociais aplicadas à Educação finalizado em 2004 na UNICAMP. Busca estabelecer relações entre cultura popular, educação e lazer, identificando a capoeira e o samba, como duas das mais significativas manifestações da cultura popular, no que tange à suas possibilidades de serem inseridas como conteúdos em processos de educação não-formal, sobretudo àqueles voltados para as camadas menos favorecidas da população. Analisamos aqui algumas características do samba e da capoeira, sobretudo em relação às formas de transmissão dos saberes oriundos do universo da cultura popular, onde a memória, a ritualidade, a oralidade, a ancestralidade e a temporalidade se apresentam como categorias fundamentais, partindo do conceito de comunidade, enquanto uma importante referência para a compreensão da lógica que orienta os processos educativos nesses espaços.

Palavras-chave : Cultura Popular; Educação; Lazer; Capoeira; Samba.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )