SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Cultura popular, educação e lazer: uma abordagem sobre a capoeira e o sambaNovas tecnologias, educação e contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TRES, Lairton. A resistência como práxis dos movimentos ambientalistas e ecológicos. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.01, pp.67-76. ISSN 1809-4309.

Entre os movimentos sociais populares existentes destaca-se o movimento ambientalista que apresenta em seus grupos vertentes um pouco diferenciadas, mas que, em comum, desenvolvem sua luta a favor da natureza, incluindo não só a ecologia, mas também, a natureza humana. Na incessante manifestação para garantir a qualidade de vida a todos os seres vivos constroem sua práxis no esforço diário em defesa da vida. Alguns de forma radical, outros mais pacíficos, procuram ser mediadores de um processo de transformação social que visa formar de maneira digna os cidadãos do mundo. Nesta perspectiva constituem a racionalidade ambiental, como processo político re-orientador de tendências capaz de constituir uma nova forma de organização produtiva da sociedade, permitindo a sua sustentabilidade. Os movimentos ambientalistas na sua práxis de resistência carregam a militância como bandeira visando incorporar seus princípios na ciência social contra as normas do modelo positivista da ciência e contra a racionalidade instrumental que prevalece nas relações que se mantém na nossa sociedade, que fere os direitos da natureza prejudicando assim, além de todos os seres vivos, a própria humanidade. Este trabalho quer trazer um pouco da história dos movimentos ambientalistas, resgata o papel deste tipo de movimento social de acordo com suas vertentes. Também nos remete a uma reflexão quanto à racionalidade ambiental e a práxis de resistência incorporada pelos ambientalistas.

Palavras-chave : Movimento Ambientalista; Movimento Ecologista; Natureza; Práxis e Resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )