SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01A resistência como práxis dos movimentos ambientalistas e ecológicosAbaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de Geometria nas teses e dissertações sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Novas tecnologias, educação e contemporaneidade. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.01, pp.77-86. ISSN 1809-4309.

O texto aborda a questão da Pós-Modernidade e seus desdobramentos e inter-relações com a dinâmica da Educação Contemporânea, acentuadamente com o advento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito do processo de reestruturação do Capitalismo e da implantação do Modo de Produção Informacional em substituição ao Modo de Produção Industrial. Ele discute o lugar da Pós-Modernidade na Contemporaneidade e as matrizes conceituais que a definem, confrontando-as com o estágio atual do Capitalismo. Discute ainda o lugar das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação contemporânea e suas implicações nos processos cognitivos humanos.

Palavras-chave : Novas Tecnologias; Pós-Modernidade; Determinismo Tecnológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )