SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Novas tecnologias, educação e contemporaneidadeNarrativas autobiográficas de professores: um caminho para a compreensão do processo de formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva  y  SILVA, Maria Célia Leme da. Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de Geometria nas teses e dissertações sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.01, pp.87-93. ISSN 1809-4309.

Este artigo tem como objetivo discutir propostas sobre o ensino de Geometria, defendidas pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM), a partir da análise de teses e dissertações que tomam esse movimento como tema central. Ao que tudo indica, a Geometria relativa ao Ensino Fundamental ficou à margem do processo dessas inovações curriculares, muito embora propostas de mudança tenham sido elaboradas com essa finalidade. Ao longo do artigo, algumas questões referentes ao ensino de Geometria foram levantadas, as quais necessitam de investigações mais aprofundadas de modo a permitir uma melhor compreensão do papel assumido pela Geometria durante o MMM. Acreditamos que pesquisas subsidiadas na noção de cultura escolar trarão respostas a muitas dessas indagações, contribuindo significativamente para um melhor entendimento do MMM.

Palabras clave : Movimento da Matemática Moderna; Ensino da Geometria; Educação Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )