SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RUSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.07-16. ISSN 1809-4309.

Este texto caracteriza-se como um ensaio teórico que expõe a trajetória histórica da didática da história na Alemanha, enfocando sua virada paradigmática nos anos 60 e 70. De uma disciplina pragmática e externa aos estudos históricos, a didática da história evoluirá para uma perspectiva reflexiva sobre a sociedade e o conhecimento histórico, desempenhando um papel analítico sobre a própria ciência da história, agindo como um recurso de autoconsciência desse campo. Por fim, descreve-se a configuração atual da didática da história a partir de seus novos objetos, questões principais e perspectivas futuras.

Palabras clave : Ensino de História; Teoria da História; Consciência Histórica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )