SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemãoExercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

LEITE, Sérgio Antonio da Silva  y  D'ESTEFANO, Cynthia Bauab Fabricio. A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.17-29. ISSN 1809-4309.

O presente trabalho relata uma pesquisa que teve como objetivo analisar como os recursos da informática vêm sendo utilizados no processo de Alfabetização Escolar. Através de um estudo de caso, coletaram-se dados através de sessões de observação de atividades pedagógicas desenvolvidas por uma classe de alunos de 1ª série, na sala de informática da escola e na sala de aula. Em seguida, os dados foram analisados, sendo gerados nove Núcleos Temáticos. Essa análise sugere que as atividades dos softwares analisados baseiam-se em uma concepção tradicional de escrita, sendo que a maioria das atividades desenvolvidas na sala de informática não é organizada coerentemente com as práticas desenvolvidas na sala de aula. Discutem-se as implicações dessas relações.

Palabras clave : Informática; Alfabetização; Tecnologia Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )