SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue02Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor“Avaliando” a avaliação realizada em escolas públicas estaduais, no município de Ponta Grossa, em 2006 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ZANIN, Joslene Eidam  and  OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Penitenciárias privatizadas: educação e ressocialização. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.39-47. ISSN 1809-4309.

A falência do sistema carcerário tem sido apontada como uma das maiores mazelas do modelo repressivo brasileiro. Os condenados são enviados ao cárcere com o intuito de reabilitá-los ao convívio social, contudo, ao retornar à sociedade, esse indivíduo estará mais indiferente, despreparado, desambientado, e muitas vezes mais desenvolto para a prática de outros crimes. Esse olhar revela a apresentação de um xadrez, de uma cadeia pública, ou mesmo de uma penitenciária estadual. O propósito do presente trabalho, todavia, é apresentar um outro olhar, baseado em pesquisas realizadas na penitenciária estadual de segurança máxima da cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Trata-se de uma parceria entre o setor público e privado, denominada Dupla Responsabilidade ou Co-Gestão ficando a administração do presídio e a educação sob a responsabilidade do governo estadual e a prestação de serviços que inclui segurança interna, assistência social, médica e psicológica entre outras, a cargo de uma empresa privada.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas; Penitenciárias Privadas; Ressocialização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )