SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor“Avaliando” a avaliação realizada em escolas públicas estaduais, no município de Ponta Grossa, em 2006 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ZANIN, Joslene Eidam  y  OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Penitenciárias privatizadas: educação e ressocialização. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.39-47. ISSN 1809-4309.

A falência do sistema carcerário tem sido apontada como uma das maiores mazelas do modelo repressivo brasileiro. Os condenados são enviados ao cárcere com o intuito de reabilitá-los ao convívio social, contudo, ao retornar à sociedade, esse indivíduo estará mais indiferente, despreparado, desambientado, e muitas vezes mais desenvolto para a prática de outros crimes. Esse olhar revela a apresentação de um xadrez, de uma cadeia pública, ou mesmo de uma penitenciária estadual. O propósito do presente trabalho, todavia, é apresentar um outro olhar, baseado em pesquisas realizadas na penitenciária estadual de segurança máxima da cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Trata-se de uma parceria entre o setor público e privado, denominada Dupla Responsabilidade ou Co-Gestão ficando a administração do presídio e a educação sob a responsabilidade do governo estadual e a prestação de serviços que inclui segurança interna, assistência social, médica e psicológica entre outras, a cargo de uma empresa privada.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas; Penitenciárias Privadas; Ressocialização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )