SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Penitenciárias privatizadas: educação e ressocializaçãoA educação ambiental nos parques estaduais paulistas no âmbito das recomendações de Tbilisi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SOISTAK, Maria Marilei  y  BOTH, Ivo José. “Avaliando” a avaliação realizada em escolas públicas estaduais, no município de Ponta Grossa, em 2006. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.49-55. ISSN 1809-4309.

Este texto analisa informações relevantes sobre a “Avaliação” da Avaliação realizada em escolas públicas estaduais, por meio de questionários realizados aos professores que atuam nestas escolas buscando informações sobre a atual realidade escolar. Sabe-se que esta escola é avaliada, mas os profissionais que nela trabalham sentem-se assim realmente? Há viabilidade coerente nesta avaliação? Quem está analisando os resultados destas avaliações realizadas anualmente? Qual é o retorno obtido a partir das reivindicações feitas nas avaliações institucionais? De que forma o professor é avaliado significativamente? A partir destes e de outros questionamentos, o texto visou analisar a importância da avaliação nas escolas, sendo que a mesma é fundamental a partir do momento que traga alguma reflexão e possível reformulação do que não esteja funcionando bem, além de uma autocrítica obtida pelos próprios profissionais a partir de sua prática diária. Entre outras, talvez a conclusão mais contundente seja a de que a própria avaliação sofrerá processo de avaliação, com vistas a cumprir efetivamente seu objetivo de zelar pela boa qualidade do ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Avaliação de Escolas Públicas; Professores; Reflexão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )