SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02“Avaliando” a avaliação realizada em escolas públicas estaduais, no município de Ponta Grossa, em 2006Educação e psicanálise: a criança problema na perspectiva de análise da obra de Arthur Ramos (Rio de Janeiro 1930-1940) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TOLEDO, Renata Ferraz de  e  PELICIONI, Maria Cecília Focesi. A educação ambiental nos parques estaduais paulistas no âmbito das recomendações de Tbilisi. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.57-64. ISSN 1809-4309.

Este estudo tem por objetivo analisar resultados de uma pesquisa sobre os programas de educação ambiental desenvolvidos nos Parques Estaduais Paulistas, no que diz respeito aos objetivos e temas abordados, envolvimento da comunidade, enfoque interdisciplinar e representações de meio ambiente; procurando-se identificar se os resultados levantados atendem às orientações da Declaração da 1ª Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, realizada na cidade de Tbilisi, em 1977. A população de estudo da pesquisa foi constituída por gestores e responsáveis pelos programas de Educação Ambiental dos parques. Utilizou-se para o levantamento de dados a técnica “survey”, e como principal instrumento de pesquisa, o questionário. Dentre os resultados analisados da pesquisa pode-se destacar que os objetivos dos programas de educação ambiental contemplavam alguns aspectos previstos nas Recomendações de Tbilisi, porém isolados de um processo educativo contínuo, e ao contrário do que sugere o documento, a temática ambiental abordada nos programas enfatizava em alguns casos apenas aspectos naturais. Considera-se fundamental o reconhecimento deste documento para subsidiar a elaboração e o desenvolvimento de programas de educação ambiental.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Recomendações de Tbilisi; Parques Estaduais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )