SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Educação e psicanálise: a criança problema na perspectiva de análise da obra de Arthur Ramos (Rio de Janeiro 1930-1940)Caminar sobre los dos pies: didáctica, epistemología y práctica de la enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.77-85. ISSN 1809-4309.

O presente trabalho objetiva apresentar fatos relativos à evolução do conhecimento científico, sendo que a primeira ruptura em termos de concepção do conhecimento deu-se a partir do salto da visão mítica para a razão. Pretende elencar também as influências do paradigma dominante da ciência nas áreas do conhecimento. Discute de forma sucinta o paradigma emergente, destacando alguns princípios necessários para que a prática docente propicie a construção do conhecimento.

Palabras clave : Paradigma Dominante; Paradigma Emergente; Prática Pedagógica; Reprodução/Construção do Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )