SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico“O professor de história como um narrador escolar” ou “os múltiplos usos da oralidade na (re)invenção das narrativas históricas escolares” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ZAVALA, Ana. Caminar sobre los dos pies: didáctica, epistemología y práctica de la enseñanza. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.87-106. ISSN 1809-4309.

Este trabalho pretende aprofundar e esclarecer a natureza das raízes epistemológicas da prática de ensino. A partir da idéia de “caminhar sobre os dois pés”, tenta apoiar-se ao mesmo tempo sobre a epistemologia da prática e sobre a do conhecimento ensinado (história, neste caso). Não se trata, de nenhuma maneira, de adicionar uma e outra epistemologias, mas sim, melhor dizendo, de descobrir como a prática de ensino é um componente do conhecimento ensinado, assim como este conhecimento é ao mesmo tempo “prático” e “praticado. Por fim, esta dualidade epistemológica tem a ver tanto com a investigação acadêmica como com a investigação prática, propondo-lhes desta maneira uma fecunda renovação a ambas. Sendo coerentes com o ponto de vista “prático” que domina este trabalho, se encontrará ao final do mesmo uma pequena resenha de uma investigação prática realmente acontecida no terreno do ensino de história, como prova de sua existência, de sua viabilidade e da forma em que é portadora de caminhos de melhoria para a prática do ensino.

Palabras clave : Prática de Ensino; Epistemologia da Prática Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )