SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Caminar sobre los dos pies: didáctica, epistemología y práctica de la enseñanzaCursos pré-vestibulares populares e aprendizagem da docência: alguns encontros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. “O professor de história como um narrador escolar” ou “os múltiplos usos da oralidade na (re)invenção das narrativas históricas escolares”. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.107-123. ISSN 1809-4309.

Neste artigo busca-se analisar as estratégias metodológicas privilegiadas nas apropriações das narrativas históricas escolares pela prática pedagógica dos professores de História. A investigação teve como campo os ciclos finais do ensino fundamental (3º e 4º Ciclos) de quatro escolas da rede citada. Elegemos como sujeitos cinco (5) professores, todos graduados em licenciatura plena em História. Para a coleta dos dados, utilizamos entrevistas (iniciais, durante as observações de sala, e finais) e observações em sala, ambas áudio-gravadas e convertidas em peças protocolares, constituindo nosso corpo documental. No que tange às estratégias metodológicas adotadas pelos professores, detectamos os múltiplos usos da oralidade como forma privilegiada para as apropriações. Percebemos que a oralização do saber histórico escolar mostrou ser um elemento intrínseco à cultura profissional docente, não podendo ser inexoravelmente associada a uma perspectiva inovadora ou conservadora em si mesma. A riqueza e a diversidade dos fenômenos nos possibilitaram vislumbrar a complexidade que caracteriza o ensino de História vivido e praticado nas salas de aula.

Palavras-chave : Ensino de História; Narrativas Históricas Escolares; Usos da Oralidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )