Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
MORAES, Alessandra Cardoso de e OLIVEIRA, Rosa Maria M. Anunciato de. Cursos pré-vestibulares populares e aprendizagem da docência: alguns encontros. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.125-144. ISSN 1809-4309.
Este estudo focaliza a aprendizagem da docência de sete professores do Curso Pré-Vestibular da UFSCar (CPV). Este se caracteriza pelo atendimento à população com condições socioeconômicas desfavorecidas da cidade de São Carlos e região de modo a propiciar maiores chances de acesso a universidades públicas. Este estudo apóia-se na literatura educacional da área de formação de professores indicando que a aprendizagem da docência ocorre num continuum e que por meio da reflexão, na e sobre a docência, os professores adquirem novos conhecimentos e reconstroem sua prática. A partir dos dados obtidos por meio de entrevistas com os participantes, é possível notar que os professores passam a reconceituar o ensino de acordo com as demandas dos alunos e a análise da experiência vivida em reuniões gerais e pedagógicas. Os professores envolvem-se em funções que extrapolam o âmbito da sala de aula, tendo em vista forma de gestão e organização que caracterizam o projeto. As atividades desenvolvidas durante o processo seletivo de alunos possibilitam o desenvolvimento de processos reflexivos ligados às características da população atendida pelo CPV. Nesta perspectiva, a aprendizagem advinda dessas experiências permitem a ressignificação da prática docente.
Palavras-chave : Formação de Professores; Professores Iniciantes; Aprendizagem da Docência; Curso Pré-Vestibular Popular.