SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Cursos pré-vestibulares populares e aprendizagem da docência: alguns encontros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

VILARINHO, Lúcia Regina Goulart  y  BARRETO, Arnaldo Lyrio. A presença do computador e rede em domicílios: limites, desafios e pistas para políticas educacionais. Práxis Educativa [online]. 2006, vol.01, n.02, pp.145-154. ISSN 1809-4309.

Fala-se muito, hoje, em educação on-line, mas pouco se discute a presença do computador e rede em domicílios e seu uso para fins educacionais. O estudo considerou esta lacuna, baseando-se em documentos e estatísticas divulgados por organismos nacionais e estrangeiros. Os dados coletados foram apreciados a partir de uma perspectiva teórica fundamentada em autores que expressam uma visão crítica do uso dessa tecnologia, como Dupas (2001), Castells (1999), Lastres (1999), Postman (1994). Entre os resultados do estudo, destacam-se: (a) a distribuição dos domicílios com microcomputador e acesso à rede é extremamente desigual, atrelada ao nível econômico da região, tanto em termos de Brasil, quanto no município do Rio de Janeiro, tendo íntima relação com a má distribuição das linhas telefônicas; (b) à má distribuição dos telefones e do acesso à internet acrescenta-se outra, relativa à presença de provedores; o que sugere um efeito “cascata”; (c) 70% dos domicílios dos bairros de Botafogo e Humaitá têm acesso à internet, o que os colocam em situação similar à Finlândia, onde 73% de sua população acessa a rede em casa; (d) o uso educacional da internet nos domicílios desses dois bairros é significativo, já nos países nórdicos não se destaca; (e) tanto lá como no Brasil, o correio eletrônico é o principal uso. O uso da rede para estudo/pesquisa, feito por moradores de Botafogo e Humaitá, sugere a relevância de políticas educacionais voltadas para o incremento de espaços virtuais que favoreçam processos de auto-formação.

Palabras clave : Conectividade à Rede; Usos da Internet; Lugar do Uso Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )