SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01A reflexividade ética na análise de políticas: conceituação e importânciaLeitura em voz alta: uma experiência com crianças de três a dez anos de idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SACRISTAN ROMERO, Francisco. La lectura como instrumento clave en el aprendizaje escolar. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.01, pp.13-26. ISSN 1809-4309.

A leitura como instrumento chave na aprendizagem escolar. A realização deste trabalho, destinado a conhecer em primeira mão a compreensão e assimilação de textos escritos por alunos do atual ensino secundário, não é gratuita nem surgiu por acaso. Interessado, inicialmente, seu autor por uma experiência que viveu em seus anos de Instituto, onde alguns professores não explicavam de modo suficientemente claro os critérios que usavam para elucidar quais idéias eram centrais e quais eram as secundárias, sempre lhe ficou essa curiosidade não satisfeita. Outro interesse era averiguar alguma das chaves de uma separação plausível de algo que, às portas de entrar na Universidade, não têm claro muitos estudantes secundários: a distinção entre ler um texto e compreender sua filosofia ou idéias básicas. Se essa disjunção é concebida de uma maneira muito geral, a resposta provavelmente seria pessimista. Este é o caso, segundo comentaram alguns professores do Instituto de Educação Secundária Alameda de Osuna, de alguns alunos seus quando realizam exercícios sobre editoriais da imprensa diária. Acreditam ter entendido a idéia básica de um editorial quando colocam, com outras palavras, o mesmo que explicita o título do editorial. Isto, mais que um trabalho bem executado, se assemelha a um atalho que os alunos encontram quando enfrentam um texto complexo como pode ser um editorial, em cuja colaboração a equipe de redatores do periódico provavelmente esteve ocupada toda uma tarde.

Palavras-chave : Leitura; Ensino Médio; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )