SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01La lectura como instrumento clave en el aprendizaje escolarLeitura em língua estrangeira: Hacia el Español índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ALMEIDA, Ana Rita. Leitura em voz alta: uma experiência com crianças de três a dez anos de idade. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.01, pp.27-32. ISSN 1809-4309.

Este trabalho procurou investigar em que medida a prática da leitura em voz alta estimula o interesse das crianças pela leitura e o livro. A pesquisa envolveu a observação de treze sessões de leitura realizadas com oito crianças, na faixa etária entre três e dez anos de idade. Os resultados indicaram que a leitura em voz alta atraía as crianças. A leitura, quando desvinculada da obrigação, pode transformar-se em uma forma de divertimento e prazer. Notou-se que a leitura em voz alta, por ter sido apresentada como uma atividade lúdica, isto é, livre, sem o caráter obrigatório que, normalmente, ocupa na escola, foi capaz de provocar prazer nas crianças. Concebida dessa forma, essa prática de leitura pode ser muito eficiente para despertar o interesse e desenvolver nas crianças o gosto pela leitura.

Palabras clave : Leitura em Voz Alta; Prazer; Sessões de Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )