SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01Leitura em língua estrangeira: Hacia el EspañolAvaliação da aprendizagem escolar e o pensamento de Paulo Freire: algumas aproximações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

THOMAZ, Sueli Barbosa. O jogo dramático e o imaginário de alunos nas aulas de teatro. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.01, pp.43-50. ISSN 1809-4309.

O objetivo deste trabalho é apresentar como através do teatro-educação foi possível a apreensão do imaginário dos alunos, utilizando as orientações metodológicas de Jean Pierre Ryngaert sobre os jogos dramáticos, sob a guarda epistemológica da Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand. Durante a realização da pesquisa as cenas foram sendo construídas sem abandonar as práticas necessárias para a formação do ator - iniciação às técnicas do jogo - com a utilização do espaço cênico, o conhecimento, o domínio do corpo, a relação com o outro, com os objetos, o uso da voz, dos gestos e o fazer-se ver e ouvir, e da tipologia das práticas de Ryngaert (1985). O mote utilizado foi a história do bairro. Consideramos que os causos que permanecem na memória das pessoas, representam imagens-lembranças, que emergiram através das práticas dos jogos dramáticos que constituem o imaginário do grupo, permitindo ao grupo de alunos re-significar sua existência, através das cenas criadas e representadas. Indo além de uma temporalidade linear e racional, os jogadores deixaram emergir imagens, próprias da memória coletiva e que nos dias de hoje estão presentes na vida cotidiana do grupo. Passado, presente e futuro se misturaram, como se misturaram corpo físico e social, numa luta contra a morte em favor da vida, em que os gestos ossificados acabaram por elucidar um estado, um problema do espírito. Embora com medo da morte, vivendo no dia-a-dia do terror, lutando sem conseguir vencer o mal, ameaçados, encurralados e perdidos, os jogadores revelaram-se como mediadores da situação, na busca de alternativas que permitam que a vida seja vivida.

Palabras clave : Jogo Dramático; Imaginário; Teatro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )