SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01O jogo dramático e o imaginário de alunos nas aulas de teatroGestão educacional e cultura: Freire e Certeau, uma aproximação possível? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CUPOLILLO, Amparo Villa. Avaliação da aprendizagem escolar e o pensamento de Paulo Freire: algumas aproximações. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.01, pp.51-64. ISSN 1809-4309.

Este artigo tem por objetivo discutir possíveis aproximações da obra de Paulo Freire com as elaborações teóricas atuais sobre avaliação da aprendizagem escolar numa perspectiva emancipatória. Apesar da avaliação não ter sido um tema priorizado por Paulo Freire em nenhuma obra especificamente, sua teoria e sua concepção de educação oferece subsídios significativos à discussão da avaliação, quando esta busca tensionar e mesmo romper com as formulações de cunho pragmático e neoliberal. A defesa intransigente e radical da democracia, do diálogo e da noção de inacabamento humano na relação entre educador e educando, presentes na obra de Paulo Freire, tornam-se ferramentas fundamentais para se pensar na avaliação da aprendizagem como instrumento auxiliar do educador que busca fazer da educação uma prática emancipatória para seus alunos e para a sociedade. A perspectiva freireana parece oferecer, assim, fundamentação pertinente às concepções de avaliação que se colocam em franca contraposição às tendências das políticas educacionais atuais que centralizam o processo ensino-aprendizagem nas medidas disponibilizadas pela avaliação quantitativa.

Palabras clave : Avaliação; Política Educacional; Perspectiva Emancipatória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )