SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01Avaliação da aprendizagem escolar e o pensamento de Paulo Freire: algumas aproximaçõesLas iglesias y los contenidos escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ALVES, Marcelo Paraíso. Gestão educacional e cultura: Freire e Certeau, uma aproximação possível?. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.01, pp.65-84. ISSN 1809-4309.

Este trabalho discute a gestão escolar e como a administração carrega em seu conteúdo fatores que incluem uma visão de mundo, de sociedade e de educação que influenciará a compreensão da realidade, propiciando possíveis canais de intervenção nessa mesma realidade. Nesse sentido, analisar a gestão da educação implica refletir sobre as políticas de educação, haja vista que há uma ligação muito forte entre elas, pois a administração transforma objetivos e metas educacionais em ações, concretizando no cotidiano escolar as direções traçadas. A intenção desse estudo é questionar os níveis de participação e de gestão que a escola estabelece com os alunos, pais, funcionários e professores, bem como discutir as táticas que esses atores sociais elaboram para intervir no mecanismo burocrático estabelecido nas escolas e pelas políticas de educação como um movimento de resistência ao poder instituído. Parte-se do pressuposto que estar dentro da dinâmica ou do círculo dialético (teoria/prática), nos permite compreender melhor as dificuldades, os problemas, as contradições, as parcerias, os encontros e desencontros dos atores sociais e sujeitos da pesquisa.

Palavras-chave : Gestão Educacional; Cotidiano Escolar; Participação; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )