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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
EIROS, Nelida. Las iglesias y los contenidos escolares. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.01, pp.75-84. ISSN 1809-4309.
Neste texto, refletimos acerca do currículo oficial que foi negociado em julho de 1995, na Argentina, no marco da Reforma levada a cabo pela Lei Federal de Educação de 1992. Naquela ocasião, um grupo de técnicos do Ministério da Educação renunciou a seus cargos, inconformados com os resultados que a pressão das igrejas teve sobre o governo de Menem. A trabalhosa negociação que pretendia definir os conteúdos escolares com a participação de distintos setores da sociedade civil foi abruptamente abalada pela pressão das cúpulas eclesiásticas. A partir de então, alguns conteúdos, tais como, a teoria da evolução de Darwin, o conceito de gênero entre outros, foram eliminados do currículo oficial. Desde 2006 a Argentina conta com uma nova Lei de Educação e perguntamos se não voltaram a triunfar as idéias ultramontanas.
Palavras-chave : Currículo Oficial; Conservadorismo; Influência Eclesial na Educação.