SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número02Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centraisAvaliação dos significados atribuídos pelos estagiários à metodologia e prática de ensino de biologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MORAIS, Ana Maria  y  NEVES, Isabel Pestana. A teoria de Basil Bernstein: alguns aspectos fundamentais. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.02, pp.115-130. ISSN 1809-4309.

O artigo começa por fazer uma referência às obras de Basil Bernstein que constituem os marcos fundamentais da evolução do seu pensamento. Segue-se uma descrição pormenorizada dos modelos que contêm os principais conceitos da sua teoria - Modelo de Reprodução e Transformação Cultural e Modelo do Discurso Pedagógico - em que se explicita o significado teórico desses modelos e conceitos e se apresentam exemplos que concretizam a sua expressão ao nível de textos e contextos pedagógicos. O artigo inclui também os desenvolvimentos mais recentes do pensamento de Bernstein, explicitando as suas ideias sobre as formas que os discursos, sujeitos à transformação pedagógica, podem assumir - Discursos Verticais e Discursos Horizontais. Finalmente, aborda-se a teoria de Bernstein no quadro da investigação empírica, salientando-se o seu posicionamento epistemológico e explicitando o modelo de metodologia que ele preconizava como “motor” do desenvolvimento de qualquer teoria.

Palabras clave : Teoria de Basil Bernstein; Discurso Pedagógico; Investigação Empírica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )