SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número02La educación matemática en EspañaApropriação da escrita alfabética: é possível alfabetizar letrando aos seis anos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PETRENAS, Rita de Cássia  y  LIMA, Rita de Cássia Pereira. Ciclos de aprendizagem e reprovação escolar: reflexões sobre representações sociais de professores. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.02, pp.161-168. ISSN 1809-4309.

Este artigo aborda aspectos da organização da escola em ciclos e sua relação com a reprovação escolar, com base na teoria das Representações Sociais e em estudos referentes aos ciclos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 11 docentes de uma escola pública. A análise dos dados se apoiou na análise de conteúdo temática, análise lexical de conteúdo (software ALCESTE) e classificação espontânea de palavras. Os resultados apontam a reprovação como elemento central das relações de ensino-aprendizagem. Assim, as representações sociais dos professores mostram que fatores culturais se sobrepõem a fatores estruturais, sendo fundamental compreendê-las para o sucesso da escola organizada em ciclos.

Palabras clave : Ciclos de Aprendizagem; Reprovação Escolar; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )