SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número02Ciclos de aprendizagem e reprovação escolar: reflexões sobre representações sociais de professoresO ensino da literatura na visualidade do cinema: a ficção dentro e fora da sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CRUZ, Magna do Carmo Silva  y  ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Apropriação da escrita alfabética: é possível alfabetizar letrando aos seis anos?. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.02, pp.169-174. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo de caso que teve por objetivo analisar a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora que lecionava no 1º ano do 1º ciclo em uma escola de referência da Secretaria de Educação Municipal do Recife - PE e a aprendizagem dos alunos no que se refere ao ensino do Sistema de Escrita Alfabética. Foram utilizados como procedimentos metodológicos uma entrevista com a professora e a aplicação de uma diagnose com os alunos envolvendo atividades de escrita de palavras e texto. A análise dos resultados apontou que, possivelmente, a prática da professora baseada no “alfabetizar letrando” teria possibilitado a 87% dos alunos concluírem o ano na fase alfabética de escrita, produzindo textos coerentes e legíveis.

Palabras clave : Alfabetização; Letramento; Ciclo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )