SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número02Apropriação da escrita alfabética: é possível alfabetizar letrando aos seis anos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SANTIAGO, Dileta da Rosa. O ensino da literatura na visualidade do cinema: a ficção dentro e fora da sala de aula. Práxis Educativa [online]. 2007, vol.02, n.02, pp.175-181. ISSN 1809-4309.

O presente estudo tem por objetivo averiguar as representações do ensino da literatura em três produções cinematográficas: Mentes perigosas, O carteiro e o poeta e Encontrando Forrester. A partir de um exame das principais concepções de Literatura, das relações entre literatura e cinema e de diversas concepções do ensino de Literatura, procedeu-se o exame de cenas selecionadas dos referidos filmes, de forma a configurar as coincidências e as diferenças de tais representações. Buscou-se examinar, entre outros, o papel (formal ou informal) do/da professor/a na aproximação dos aprendizes com o universo literário, a relação entre esse universo e o cotidiano de tais sujeitos, assim como a aproximação entre a leitura literária e a produção textual individual dos mesmos. Numa perspectiva ampla, propõe-se a possibilidade de explorar como o cinema vem representando e, ao mesmo tempo, produzindo o ensino da Literatura em diversos âmbitos.

Palavras-chave : Literatura; Filmes; Cinema; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )