SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01Los profesores y la transmisión de la historia argentina reciente: entre el currículum y el contexto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BROWN, Andrew. O ensino da pesquisa para a diversidade da pesquisa em educação. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.01, pp.09-16. ISSN 1809-4309.

Resumo A preocupação expressa pelo governo e outras agências financiadoras e consumidores de pesquisas a respeito da qualidade e relevância da pesquisa na área da educação afeta não somente o tipo de pesquisa que está sendo desenvolvida como também o modo como os pesquisadores são formados. O imperativo econômico do “gasto racional de recursos financeiros” da pesquisa e pelos pesquisadores levou, por exemplo, a formação de alunos de pesquisa ser vista cada vez mais em termos de treinamento numa ampla quantidade de habilidades genéricas que podem ser aplicadas na investigação de uma vasta quantidade de formas de pesquisa numa grande variedade de contextos. Enquanto a amplitude na educação de pesquisadores tem claras vantagens tanto para a carreira dos pesquisadores individuais quanto para a comunidade de pesquisadores em geral, existe alguma tensão entre essa abordagem e a visão mais estabelecida de um grau de pesquisa como uma indução que avança para dentro de um domínio estreito de conhecimento e a produção de uma identidade acadêmica altamente especializada.  Existem desenvolvimentos adicionais que desgastam essa noção de especialização, como por exemplo o crescimento do método misto de pesquisa, o qual tem o potencial de desafiar a polarização da pesquisa qualitativa e quantitativa e altera os lugares e os agentes da pesquisa educacional expressada pelo crescimento de doutorados profissionalizantes, os quais poderiam desafiar ainda mais a universidade como sendo uma instituição dominante na produção de conhecimento educacional. Este artigo explora o que esses desenvolvimentos significam para o ensino da pesquisa e mostra como trabalhar em colaboração para desenvolver tanto pesquisadores profissionais como profissionais que fazem pesquisas e conciliar a aquisição de habilidades com a sua introdução em domínios especializados de conhecimento. Isso envolve a exploração tanto de uma estrutura abrangente para se pensar nos processos de fazer pesquisas como nos exemplos práticos específicos. Subjacente à abordagem tomada existe um compromisso geral com o ensino da pesquisa, ao invés do treinamento e o ensino de métodos e o desejo de assegurar dinamismo e diversificação em pesquisa educacional, em termos de abordagem, foco substancial e orientação teórica e de lugares, práticas e agentes de produção de conhecimento.

Palavras-chave : Pesquisa; Métodos; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )