SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue01Research education for diversity in educational researchTeoria e prática na formação docente: estudo das políticas educacionais brasileiras e cubanas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GONZALEZ, Maria Paula. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.01, pp.17-28. ISSN 1809-4309.

Resumo O objetivo deste artigo é analisar a incorporação do passado argentino recente - tanto como conteúdo de ensino quanto comemoração - por meio do estudo dos problemas e perguntas que aparecem nas escolas e entre os professores. Através de entrevistas a docentes do Ensino Médio da cidade e da província de Buenos Aires - atores educativos centrais - pudemos identificar que as tensões se articulam com a própria história do ensino de história, as tradições escolares e os diversos climas institucionais que estimulam, toleram, incentivam ou resistem a uma história próxima, complexa e traumática dos anos 70. Deste modo, podemos advertir que, com algumas dificuldades e resistências, a escola é percebida como um espaço para a transmissão e construção da memória.

Keywords : História Recente; Argentina; Ensino de História.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )