SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01O ensino da pesquisa para a diversidade da pesquisa em educaçãoTeoria e prática na formação docente: estudo das políticas educacionais brasileiras e cubanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GONZALEZ, Maria Paula. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.01, pp.17-28. ISSN 1809-4309.

Resumo O objetivo deste artigo é analisar a incorporação do passado argentino recente - tanto como conteúdo de ensino quanto comemoração - por meio do estudo dos problemas e perguntas que aparecem nas escolas e entre os professores. Através de entrevistas a docentes do Ensino Médio da cidade e da província de Buenos Aires - atores educativos centrais - pudemos identificar que as tensões se articulam com a própria história do ensino de história, as tradições escolares e os diversos climas institucionais que estimulam, toleram, incentivam ou resistem a uma história próxima, complexa e traumática dos anos 70. Deste modo, podemos advertir que, com algumas dificuldades e resistências, a escola é percebida como um espaço para a transmissão e construção da memória.

Palavras-chave : História Recente; Argentina; Ensino de História.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )