SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01Los profesores y la transmisión de la historia argentina reciente: entre el currículum y el contextoO pensamento burguês na organização do trabalho didático moderno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

TROJAN, Rose Meri. Teoria e prática na formação docente: estudo das políticas educacionais brasileiras e cubanasTheory and practice in teacher training: a study of Brazilian and Cuban education policies. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.01, pp.29-42. ISSN 1809-4309.

Resumo Historicamente, a relação entre teoria e prática no processo de formação docente tem se apresentado como um problema de difícil solução. Ainda que se busque a prática como fundamento da teoria e meio de conhecimento da realidade, as práticas de ensino, em geral, se mostram como campos de aplicação da teoria. As mudanças pelas quais vem passando a legislação brasileira no que se refere à formação de professores, decorrentes de ajustes pelos quais atravessa o mundo do trabalho e influências de organismos multilaterais, têm privilegiado a prática em detrimento da teoria. A efetiva relação entre teoria e prática é um processo indissociável, que não dissolve uma dimensão na outra. Por essa razão, por meio do convênio CAPES/MES-Cuba, a pesquisa desenvolve um estudo comparado entre Brasil e Cuba, país que, atualmente, está adotando uma proposta de graduação inovadora nessa perspectiva, unindo ensino e trabalho, tendo em vista a universalização da educação superior. A base metodológica considerada, no presente trabalho é fundamentada em Gramsci, pensador que reflete sobre o papel dos intelectuais na transformação da sociedade e apóia-se no materialismo histórico e dialético de Marx, que leva em consideração as contradições inerentes ao processo analisado. O objetivo é, por meio de estudos comparados, contribuir para a busca de soluções dos problemas apresentados pelas atuais políticas de formação dos professores com vistas a uma educação de qualidade e promoção de intercâmbio na área de educação comparada.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Formação Docente; Educação Comparada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )