SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01O pensamento burguês na organização do trabalho didático modernoEnsino fundamental de nove anos: bases legais de sua implantação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MARTINS, Marcos Francisco. Pedagogia do engajamento: considerações sobre a desumanização e as possibilidades de sua superaçãoPedagogy of engagement: considerations concerning dehumanization and possibilities of its transcendence. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.01, pp.55-66. ISSN 1809-4309.

Resumo Este artigo apresenta uma interpretação do humanismo materialista de perspectiva marxiana e sua relação com a educação. Inicialmente conceitua-se o homem como um ser de práxis, ou melhor, como ser natural, social e cultural que se constitui historicamente a partir de sua prática produtiva, sócio - política e simbólica. Além disso, afirma-se a desumanização do homem pelas relações que estabelece com a natureza, com a sociedade e com a cultura no contexto atual. O desafio, portanto, que se apresenta aos que pretendem a re-humanização é o de se estabelecer um método, fundado em princípios que possam re-orientar o homem para em direção à sua própria humanização, ou seja, reeducá-lo de forma a reengajar-se com sua dimensão natural, social e cultural, aviltadas pela dinâmica da sociedade capitalista em sua atual fase de desenvolvimento

Palabras clave : Educação; Engajamento; Humanismo; Materialismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )