SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01Ensino fundamental de nove anos: bases legais de sua implantaçãoA formação inicial do professor de matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PEREIRA, Maria Odete da Rosa. Educação ambiental com pescadores artesanais: um convite à participação. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.01, pp.73-80. ISSN 1809-4309.

Resumo Este trabalho busca apontar elementos constitutivos de uma educação ambiental transformadora à luz da teoria crítica e do materialismo histórico dialético. Para tanto, foram desenvolvidos estudos com grupos de pescadores artesanais do entorno do estuário da Lagoa dos Patos (RS). A metodologia utilizada teve como base a observação e a pesquisa participante, através da análise de aspectos didáticos e pedagógicos que se inserem nas ações que objetivam compartilhar responsabilidades no regramento e uso dos recursos pesqueiros da região. Dessa forma, o trabalho aponta para aspectos estruturantes de uma política pública de educação ambiental, afirmando ser imprescindível a participação dos envolvidos e uma profunda reflexão das condições histórico-econômico-sócioambiental que permeiam as relações sociais e culturais dos pescadores artesanais.

Palabras clave : Educação Ambiental; Pescadores Artesanais; Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )