Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
CRESCENTI, Eliane Portalone. A formação inicial do professor de matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.01, pp.81-94. ISSN 1809-4309.
Resumo Este artigo tem como objetivo discutir a formação dos professores de Matemática para ensinar Geometria. A investigação, da qual deriva este artigo, teve origem a partir da experiência profissional da autora com o ensino de Matemática e a literatura sobre Geometria e seu ensino. Tem por objetivo investigar como o ensino de Geometria se desenvolvia nas escolas de Ensino Fundamental e os saberes para ensiná-la, segundo a visão de professores de Matemática iniciantes e experientes, utilizando a entrevista e o estudo de caso. Com relação à formação desses professores, os experientes aprenderam melhor Geometria e formas diferentes de ensiná-la do que os iniciantes; todos atribuíram sua formação tanto ao curso de Licenciatura quanto ao âmbito da prática, indicando que o desenvolvimento profissional tem ocorrido com o tempo, com a experiência de sala de aula e com outros como cursos e trocas com os pares.
Keywords : Formação de Professores; Saberes Docentes; Professor de Matemática; Ensino de Geometria.