SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue01Environmental education with artesanal fishermenPhenomenology and its contributions to mathematics education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CRESCENTI, Eliane Portalone. A formação inicial do professor de matemática: aprendizagem da Geometria e atuação docente. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.01, pp.81-94. ISSN 1809-4309.

Resumo Este artigo tem como objetivo discutir a formação dos professores de Matemática para ensinar Geometria. A investigação, da qual deriva este artigo, teve origem a partir da experiência profissional da autora com o ensino de Matemática e a literatura sobre Geometria e seu ensino. Tem por objetivo investigar como o ensino de Geometria se desenvolvia nas escolas de Ensino Fundamental e os saberes para ensiná-la, segundo a visão de professores de Matemática iniciantes e experientes, utilizando a entrevista e o estudo de caso. Com relação à formação desses professores, os experientes aprenderam melhor Geometria e formas diferentes de ensiná-la do que os iniciantes; todos atribuíram sua formação tanto ao curso de Licenciatura quanto ao âmbito da prática, indicando que o desenvolvimento profissional tem ocorrido com o tempo, com a experiência de sala de aula e com outros como cursos e trocas com os pares.

Keywords : Formação de Professores; Saberes Docentes; Professor de Matemática; Ensino de Geometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )