SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue02Assessment in schooling organized in cycles: postponing exclusion? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

POWER, Sally  and  WHITTY, Geoff. Bernstein e a classe média. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.119-128. ISSN 1809-4309.

Resumo Este artigo explora as contribuições de Basil Bernstein para a discussão sobre educação e classe social e, de forma particular, a relevância de seu trabalho para a compreensão da classe média britânica. Bernstein é um dos poucos sociólogos da educação a reconhecer e explorar as diferenças e tensões no interior da classe média. Partimos da discussão, em linhas gerais, de algumas das influências da teorização de Bernstein sobre classe social e, em seguida, sublinhamos suas principais idéias acerca da relação entre classe média e educação. Investigamos, então, a relevância do seu trabalho para a pesquisa sobre educação e diferenciação no interior da classe média, partindo dos dados obtidos no nosso projeto “Destinados para o Sucesso”. Esse projeto traçou as biografias educacionais de 300 jovens, homens e mulheres, desde o início da sua promissora carreira educacional na escola secundária até os 25 anos de idade. Sustentamos que as distintas disposições e orientações da “nova” e da “velha” classe média propostas por Bernstein são evidentes nas preferências paternas por tipos de escolas, processos de engajamento dos alunos e, por fim, nas identidades diferenciadas da classe média.

Keywords : Basil Bernstein; Classe Média; Biografias Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )