SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue02Bernstein and the Middle ClassProcesso de internalização da função docente: uma herança cultural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

AMARAL, Maria Clara Ede. Avaliação nos ciclos: adiamento da exclusão?. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.119-128. ISSN 1809-4309.

Resumo Este artigo apresenta reflexões teóricas acerca do campo da avaliação da aprendizagem, discutindo a necessidade de se re-significar a avaliação em escolas organizadas em Ciclos de Formação Humana. Destaca-se, no texto, a relação existente entre a lógica da escola seriada e a prática de uma avaliação baseada na meritocracia e na classificação. A crítica apresentada dirige-se à problemática da não-reprovação que, ao contrário de promover a qualidade do ensino a partir da ampliação de tempo e espaço para a aprendizagem dos alunos, pode tornar-se meramente o adiamento da sua exclusão

Keywords : Ciclos de Formação; Avaliação; Exclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )