SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue02Assessment in schooling organized in cycles: postponing exclusion?The of in-service teacher national network training, the pró-letramento programme, and the ways of ‘forming’ teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo  and  FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Processo de internalização da função docente: uma herança culturalThe process of internalisation of the teacher’s work: a cultural heritage. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.135-141. ISSN 1809-4309.

Resumo Este artigo mostra como a herança cultural interfere no processo de internalização da docência. Na pesquisa que o fundamenta são analisados os resultados de um questionário preenchido por 42 professores da Universidade Federal do Piauí, com base na abordagem histórico-cultural. Constata-se que a atividade docente é influenciada tanto pelos processos formativos (que mudam a forma como o licenciado ou o bacharel ensina) quanto pela maneira como se aprende a ser professor, durante o exercício da docência. Conclui-se que os pesquisados internalizaram a função docente reproduzindo modelos clássicos de ser e estar professor.

Keywords : Formação de Professores; Educação Superior; Atividade Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )