SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número02Avaliação nos ciclos: adiamento da exclusão?A rede nacional de formação continuada de professores, o pró-letramento e os modos de “formar” os professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo  e  FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Processo de internalização da função docente: uma herança culturalThe process of internalisation of the teacher’s work: a cultural heritage. Práxis Educativa [online]. 2008, vol.03, n.02, pp.135-141. ISSN 1809-4309.

Resumo Este artigo mostra como a herança cultural interfere no processo de internalização da docência. Na pesquisa que o fundamenta são analisados os resultados de um questionário preenchido por 42 professores da Universidade Federal do Piauí, com base na abordagem histórico-cultural. Constata-se que a atividade docente é influenciada tanto pelos processos formativos (que mudam a forma como o licenciado ou o bacharel ensina) quanto pela maneira como se aprende a ser professor, durante o exercício da docência. Conclui-se que os pesquisados internalizaram a função docente reproduzindo modelos clássicos de ser e estar professor.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Superior; Atividade Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )